segunda-feira, 4 de março de 2013

Caixote para cozinha e porta chinelos

Demorei mas voltei e com uma boa desculpa para explicar a diminuição no número de postagens por semana, é que agora voltei a ser universitária!!! Resolvi encarar mais este desafio pois estudar é muito bom, mas também não vou deixar este espaço e já vou logo contar o que tenho para mostrar hoje, espero que gostem!

Hoje trago mais duas ideias com caixotes, uma para cozinha e a outra eu usei para organizar os chinelos que ficam espalhados próximo a porta, então se compartilham do mesmo problema que eu é só ficarem por aqui... Mas se não o caixote pode servir como caixa organizadora para qualquer outra coisa, e este é um dos motivos que me faz adorar os caixotes, são versáteis além de terem custo zero e só com um pouquinho de trabalho podem ser muito úteis e ainda decorar algum cantinho da casa. Vamos lá!?

Mas quem disse que hoje só tem caixote por aqui? Trago algumas fofurices para decorar a cozinha e como ultimamente venho cultivado uma paixão por galinhas, este será o tema da nossa decoração de hoje, fora que galinha tem tudo a ver com a cozinha! Separem então um caixote pequeno, uma latinha de achocolatado ou leite em pó, uma garrafinha (pode ser pet, eu usei uma garrafa de água de coco), e um pote de plástico (aproveitei aqueles potes de suplemento, mas a técnica vocês podem reproduzir em qualquer outro pote), vidro (para o interior do caixote - logo vocês irão entender), vidro de milho, tinta para artesanato nas cores preta e branco, papel ou guardanapo para decoupage (como disse escolhi um papel com o tema de galinha, mas vocês escolhem o que mais gostarem), primer, lixa de madeira, termolina leitosa ou cola para decoupage, e verniz geral e acrílico.

Começando pelo caixote, o primeiro passo é limpar e lixar bem o caixote (não vai ficar lisinho), depois é só pintar com a tinta branca, tanto na parte interior quanto na exterior e para pintura ficar bem uniforme é necessário de duas a três camadas de tinta. A decoupage já não é nenhuma novidade para vocês (pelo menos para quem acompanha o blog) mas mesmo assim vou explicar: escolhi fazer a decoupage na lateral do caixote, então com o desenho já recortado foi só passar a cola decoupage e depois com bastante delicadeza fui colando o desenho aos poucos, o mesmo pode ser feito com a termolina leitosa, a única diferença é que com a cola o desenho fica mais lisinho, já com a termolina vocês vão precisar de um pouco mais de paciência. Com a tinta preta fiz alguns detalhes no caixote já os outros detalhes eu aproveitei alguns desenhos do papel. Por último passei verniz geral em toda a peça. Depois de pronto eu coloquei o vidro pois este caixote pode ser usado como uma bandeja ou até mesmo uma fruteira! Vou mostrar como ficou!






Repararam no meu porta talheres? Este foi feito usando a garrafinha de água de coco, que só recortei e dei uma lixadinha de leve para a borda não ficar muito áspera, os detalhes foram feitos com o mesmo guardanapo usado no caixote e para aplicar foi só dar uma lixadinha na garrafa e depois aplicar o guardanapo com a cola decoupage, ao invés de lixar vocês também podem usar o primer, é só delimitar direitinho onde irão colar o guardanapo. Os outros detalhes foram feitos com a tinta preta.


Continuando pela cozinha, mas agora com o pote de suplemento! Com uma fita crepe delimitei o espaço para minha arte rss... Passei primer e fiz a decoupage com o desenho que escolhi (galinha). Para decorar fiz pequenas bolinhas com o cabo do pincel e a tinta preta, além disso também fiz uns traços em toda a volta da minha pintura. Na tampa dei uma leve lixada para a tinta aderir e fiz umas bolinhas brancas também usando o cabo do pincel. Por último passei verniz geral nas partes trabalhadas.



Na latinha e nos vidros de milho eu usei a mesma técnica do pote de suplemento,sendo que na latinha o primer foi passado em toda a lata. Nas tampinhas passei o primer antes de pintar, na tampa da latinha ao invés de pintar fiz uma decoupage e o excesso do guardanapo retirei com uma lixa. Por último passei verniz em todas as peças para proteger.


Lembrando que todas as peças são decorativas por isso na hora de limpar, usem apenas um pano úmido.


Saindo da cozinha e partindo para a organização da sala. Sempre detestei ver os chinelos espalhados próximo a porta, por isso resolvi fazer este caixote. Assim como o primeiro caixote o primeiro passo é limpar e lixar. Depois pintei com tinta PVA da cor areia, depois de seca, com auxílio de um pano tipo fraldinha, umedecido, fiz uma trouxinha e coloquei um pouco de tinta marrom meio aguada e com movimentos firmes e circulares fui passando em toda a peça. Repeti o mesmo processo com a tinta cobre. Depois de seco, imprimi um par de chinelos (impressão a laser), recortei e colei no caixote e sobre as tirinhas dos chinelos colei uma miçangas douradas. Passei betume sobre toda a figura e por último verniz acrílico fosco sobre toda a peça.




Por hoje é só e espero que tenham gostado!!! Até a próxima!




2 comentários:

  1. lindo o seu trabalho ,adoro pessoas criativas!

    ResponderExcluir
  2. OI TUDO BEM, AMEI AS IDEIAS TENHO UM POTE DE SUPLEMENTO, QUERO FAZER IGUAL,SO NÃO ENTENDI COMO VC FEZ A DECOUPAGEM SE COM GURDANAPO OU PAPEL PRA DECOUPAGEM..OBRIGADO

    ResponderExcluir